dc.contributor.author |
PEREIRA, LEIDIJANE APARECIDA ALMEIDA |
|
dc.contributor.author |
ROCHA, ROBERTA MENDES DA |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-08T18:00:46Z |
|
dc.date.available |
2024-08-08T18:00:46Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia Área de concentração; Educação Orientador: Prof. MSc. Philippe Drumond Vilas Boas Tavares. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/4951 |
|
dc.description |
A temática da psicomotricidade na educação infantil se define como ciência
que analisa o ser humano através dos movimentos do corpo, sobretudo,
infantil, no ramo da Psicologia, que, por vez, se encarrega em explicar as
funções motoras e psíquicas do sistema nervoso da criança em
desenvolvimento. Para a formação do corpus deste trabalho, foram
pesquisados os descritores “psicomotricidade”, “educação” e “desenvolvimento
cognitivo” no banco de dissertações e teses da CAPES - Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontrados ao todo
121 (cento e vinte um) trabalhos, importa esclarecer que essa obra tem como
pilar a análise da metodologia, objetivos e conclusão de 06 (seis) destes
trabalhos acerca do tema proposto. Nesse sentido, essa obra apresenta como
objetivo precípuo compreender a importância da psicomotricidade no processo
de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Logo, pode-se
deduzir nas metodologias analisadas que a psicomotricidade infantil está
intrinsecamente ligada ao desenvolvimento corporal da criança,
especificamente nos mais vários tipos de movimentos realizados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The theme of psychomotricity in children's education is defined as a science
that analyzes the human being through the movements of the body, especially
the child, in the field of Psychology, which, in turn, is responsible for explaining
the motor and psychic functions of the nervous system child in development.
For the formation of the corpus of this work, the descriptors "psychomotricity",
"education" and "cognitive development" in the dissertation and thesis bank of
CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
were researched. A total of 121 (one hundred and twenty one) papers were
found. It is important to clarify that this work has pillar the analysis of the
methodology, objectives and conclusion of six scientific researches
(dissertations and theses) about the proposed theme. In this sense, this work
has as its main objective to understand the importance of psychomotricity in the
process of development and learning in children's education. Therefore, it can
be deduced from the methodologies analyzed that child psychomotricity is
intrinsically linked to the child's body development, specifically in the most
varied types of movements performed. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Cognitivo |
pt_BR |
dc.title |
PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PESQUISAS |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |