Description:
O presente artigo apresenta uma discussão sobre as metodologias aplicadas
na Educação de Jovens e Adultos, com intuito de flexibilizar os procedimentos
aplicados no processo de ensino aprendizagem dos educandos matriculados nesta
modalidade. Este estudo teve como objetivo principal fomentar a reflexão sobre a
prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, com vistas a promover e
ampliar olhares diferenciados e inovadores, buscando estabelecer diálogos e
experiências no que tange educadores e educandos, na perspectiva da
compreensão histórica, considerando a associação e compreensão da relevância de
metodologias de ensino inovadoras no contexto escolar da EJA, os processos da
escola e sociedade e suas implicações na educação por meio de uma análise
bibliográfica. O artigo apresenta uma análise sobre a trajetória da EJA, levando em
consideração seu progresso histórico e suas modificações e apresenta reflexões
acerca dos desafios e possibilidades que perpassam a pratica docente da EJA.
Sendo assim é de suma relevância que se estabeleça ações de equalizar as
oportunidades de acesso e aprendizagem na escola, trazendo como discussão as
diversas experiências que se destacam nesta modalidade como instrumento
metodológico, para promover aprendizagem no ambiente escolar.