DSpace Repository

O NOVO AUDITOR: HABILIDADES, COMPETÊNCIA E ATITUDES À LUZ DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O ENSINO DE AUDITORIA NO BRASIL.

Show simple item record

dc.contributor.author ABREU, VINÍCIOS APOLINÁRIO DE
dc.date.accessioned 2019-02-21T12:14:09Z
dc.date.available 2019-02-21T12:14:09Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis pela Faculdade Doctum Manhuaçu como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Área de Concentração: Auditoria Orientador: Prof. MSc Roberto Miranda Pimentel Fully. MANHUAÇU en_US
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/53
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as características do ensino de auditoria nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior, as 11 melhores do ranking nacional, comparando-o com as exigências do mercado de auditoria. Foram observados os conteúdos programáticos, a qualificação acadêmica em peso de classificação de ensino e mercado e cargas horárias definidas. O levantamento de dados fora feito por questionários enviados às 60 firmas de auditoria, foram obtidos retornos de 11,5% em relação a população, enfatiza-se que da base amostral 29% é composto de integrantes Big Four. Dentre as 11 faculdades que possuem o curso de Ciências Contábeis, com ensino presencial e turmas formadas, 8 atenderam a solicitação de informações integralmente.Foi utilizado para tratamento das variáveis dependentes Habilidades, Competências, Atitudes e Grade Curricular a analise de similitude por meio do software Iramuteq. O estudo mostrou, ainda, o papel importante das tecnologias integradas a auditoria e no ensino da mesma, que apesar de seus conteúdos, na maioria das vezes estarem presentes em forma de tópicos nos conteúdos programáticos das disciplinas, não há citações diretas do uso. Adicionalmente foi evidenciado um conceito histórico evolutivo das mudanças da profissão e impactos academia x mercado. en_US
dc.language.iso other en_US
dc.subject Competências, habilidades, auditora, Inteligência Artificial, tecnologia da informação, ensino de auditoria. en_US
dc.title O NOVO AUDITOR: HABILIDADES, COMPETÊNCIA E ATITUDES À LUZ DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O ENSINO DE AUDITORIA NO BRASIL. en_US
dc.type Other en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account