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AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA DE ENSINO A DISTÂNCIA MOODLE NA VERSÃO 2.9.2, UTILIZANDO TESTES DE USABILIDADE

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dc.contributor.author BATISTA, DOUGLAS HENRIQUE DE OLIVEIRA
dc.date.accessioned 2019-05-15T19:25:23Z
dc.date.available 2019-05-15T19:25:23Z
dc.date.issued 2015-12-30
dc.identifier.citation A tecnologia tem causado grandes mudanças em vários aspectos na sociedade atual, inclusive no que se refere à educação. Apesar de ser uma modalidade relativamente antiga, o Ensino a Distância tem ganhado um grande destaque nos últimos tempos, graças ao avanço da tecnologia. Devido a essa expansão viu-se a necessidade de espaços virtuais para troca de informações válidas referentes à área em estudo, e também para a aproximação de professores e alunos, que em muitos casos, estão em ambientes distintos e distantes. Assim surgiram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que tem como objetivo principal prover uma boa iteração entre os indivíduos que fazem parte de uma rede de aprendizagem, além de disponibilizar outros recursos para compartilhamento de materiais, atividades e experiências. A plataforma Moodle é umas das principais neste seguimento, pois além de ser um software livre, é uma das mais utilizadas, recomendadas e robustas. Um aspecto muito importante em um software é sua facilidade de uso. Visando isso, Jakob Nielsen em 1994 propôs 10 heurísticas para auxiliar desenvolvedores na construção de interfaces, nas quais cada heurística aborda um segmento importante para uma boa usabilidade de um software. O presente estudo teve como objetivo analisar e avaliar o ambiente administrativo que é voltado aos professores, da ferramenta Moodle em sua versão 2.9.2 e descobrir se a mesma segue o que foi proposto por Nielsen (1994). Para a concretização do estudo, foi desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem utilizando a ferramenta em estudo para que 10 professores testassem. Foram elaboradas 6 tarefas à serem realizadas nos testes. Após a realização das tarefas os professores respondiam questões relacionadas a execução das mesmas, onde cada uma das questões abordavam uma heurística em específico. Por meio da análise dos resultados, foi possível concluir que a ferramenta atende de forma parcial o que foi proposto por Nielsen(1994) em seus princípios para usabilidade. Há melhorias possíveis de se implementar no Moodle, principalmente no que se refere ao feedback ao usuário. Palavra-chave: Ensino a Distância; Moodle; Usabilidade; Teste de usabilidade pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/839
dc.language.iso other pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DA FERRAMENTA DE ENSINO A DISTÂNCIA MOODLE NA VERSÃO 2.9.2, UTILIZANDO TESTES DE USABILIDADE pt_BR
dc.type Other pt_BR


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