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Hoje em dia, a sociedade está buscando cada vez mais uma melhor formação profissional e investindo em uma graduação que contribua para esse fato, o que induz as próprias Instituições a melhorarem sua qualidade de ensino nos cursos. Para se medir a qualidade dos cursos superiores no Brasil, foi criado pelo MEC um indicador que mensura tal desempenho, chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC). Quando bem aplicada, essa avaliação informa ao publico a possível real situação do curso. O objetivo desse trabalho é consolidar os dados necessários para criar um índice que mostre as possíveis carências e deficiências dos cursos, similar ao CPC, o qual sirva como auxílio do Órgão Gestor Acadêmico da Instituição Doctum para a tomada de decisão acerca de melhoramento de cursos. Para consolidar tais informações necessárias para a construção do índice, foi utilizada a suíte Pentaho, que é uma ferramenta open source e permite aplicar técnicas de Business Inteligence para a coleta, organização, tratamento e exposição dessas informações. Os resultados obtidos nesse trabalho se encontram em forma de análise, através de gráficos funcionando dinamicamente online. Com uma interface intuitiva e com vários recursos o painel gerencial foi um meio de visualização do índice de qualidade de curso. Essa interface foi criada para análise rápida e eficiente de informação, onde os gestores podem se embasar para a tomada de decisão. |
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