Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3592
Título: OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR: A IMPORTÂNCIA E RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA
Autores: SANTANA, JEAN CLERES TEIXEIRA DE
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Educação Física
Esporte
Autismo
Inclusão
Interação
Aprendizagem
Socialização
Data: 10-Dez-2020
Citação: Trabalho de Conclusão de curso em Licenciatura em Educação Física da Instituição Superior da Serra, Rede Doctum de Ensino, realizado sob a orientação do professor Luciano Simnonelli Lírio
Resumo: The general objective of this work is to highlight and affirm the importance of the presence of students with ASD - Autistic Spectrum Disorder - in regular school education and also affirm the importance of the effective participation of this student in school physical education classes. Countless are the maxims for affirming such a precept, since several studies show evolution in the cognitive, motor and social development of autistic students who attend regular education and who actively participate in physical education classes. I emphasize that there are also numerous challenges for the autistic student to be present at school, given the difficulties and prejudices of the family itself, the school, the professionals involved and all the other people who interact and socialize with the autistic child, being that an efficient and adequate approach in this process is extremely valuable and important, so that this student can develop in the best possible way during his scholastic life. Still within this context, we have the perception that for each student, learning occurs individually. There is then a gap to be filled, where all beings involved in this process, these being family, school, professionals and other people, must be in full communication and interaction, and always hand in hand so that together they can overcome all the difficulties of the teaching-learning process of this student. Thus, socialization, interaction, mediation for learning and quality in teaching will be really happening. To this end, research and bibliographic review were adopted to support and affirm what I advocate in this work, an equal and fair school for all its students in general, especially in this case to students with Autism Spectrum Disorder.
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é salientar e afirmar a importância da presença dos alunos com TEA - Transtorno do Espectro Autista - no ensino escolar regular e também afirmar a importância da participação efetiva desse aluno nas aulas de educação física escolar. Inúmeras são as máximas para se afirmar tal preceito, visto que várias pesquisas mostram evolução no desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos autistas que freqüentam o ensino regular e que participam ativamente das aulas de educação física. Ressalto que também são inúmeros os desafios para que o aluno autista se faça presente na escola, visto as dificuldades e preconceitos da própria família, da escola, dos profissionais envolvidos e de todas as demais pessoas que interagem e se socializam com a criança autista, sendo que é de extrema valia e importância uma abordagem eficiente e adequada neste processo, para que assim este aluno possa se desenvolver da melhor forma possível durante a sua vida escolástica. Ainda dentro deste contexto, temos a percepção de que para cada aluno o aprendizado ocorre de forma individual. Existe então uma lacuna a ser preenchida, onde todos os seres envolvidos dentro deste processo, sendo estes a família, a escola, os profissionais e demais pessoas, devem estar em plena comunicação e interação, e sempre de mãos dadas para que juntos possam superar todas as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem deste aluno. Assim, a socialização, a interação, a mediação para a aprendizagem e a qualidade no ensino estarão realmente acontecendo. Para tanto, foi adotado a pesquisa e revisão bibliográfica para sustentar e afirmar o que defendo neste trabalho, uma escola igualitária e justa para todo o seu alunado em geral, em especial neste caso aos alunos com Transtorno Do Espectro Autista.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3592
Aparece nas colecções:EDUCAÇÃO FÍSICA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR.pdf273.25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.