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Sabemos que o aprendizado no estágio supervisionado é de grande
importância para compor a formação de qualquer profissional, pois, a sua
prática possibilita ao aluno aprendera partir das experiências nos diversos tipos
de situação. Nesse sentido os autores, como Pimenta, Freire, Santos, dentre
outros, afirmam que o estágio curricular exerce importante função na formação
de professores, porque colabora com a construção da aprendizagem do aluno,
constituindo-se enquanto elemento articulador no currículo do curso,
aproximando a universidade com as escolas de educação básica e agindo
como conexão entre teoria e prática. Assim posto, pretende-se responder ao
seguinte questionamento: Qual a contribuição do estágio curricular para a
formação docente? Na busca por respostas, pretende-se verificar a
importância da relação teórico-prática para a formação docente; analisar a
compreensão do aluno quanto à finalidade do estágio, sua aplicabilidade e
contextualização, além de descrever sugestões, criticam e observações para o
aprimoramento da pratica do estágio supervisionado. Neste estudo, utilizamos
da pesquisa bibliográfica, documental e do questionário, como instrumentos
metodológicos, que corrobora para as seguintes considerações finais: que a
importância do estágio supervisionado na formação dos docentes se reflete nas
experiências agregadas, nas formas de agir na prática e nas aprendizagens
cotidianas, quanto ao método, recursos, incentivos, atividades, projetos e
conteúdos programáticos. Tudo isso contextualizado na prática cotidiana da
sala de aula, fazendo com que o professor assuma-se enquanto educador, que
acredita assim como Paulo Freire (1996, p. 23) que “quem ensina aprende ao
ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. |
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