Description:
A presente monografia tem como intuito esclarecer o processo de construção
cultural das africanidades considerando a prática da capoeira no ensino fundamental
visando a valorização e inclusão da criança em especifico da criança negra.
Demonstrando que através da capoeira as crianças podem aprender sobre respeito,
cultura, música, religião, raça, além de relacionar com as outras crianças manter
disciplina e elevar a autoestima.
O método de pesquisa foi o qualitativo, com estudo de caso em que foram
realizados trabalhos de campo com crianças do ensino fundamental e com o mestre
de capoeira, utilizando questionários, métodos de observações, entrevistas gravadas
e vídeos. O trabalho foi colocado em prática na EMEFF PROFESSORA AMÉLIA
LOUREIRO BARROSO, pois funciona aos finais de semana com o Projeto Escola
Aberta na Modalidade Capoeira, objeto de nosso estudo.
Os resultados atingiram as expectativas, comprovando que a capoeira pode e deve
ser utilizada com instrumento pedagógico eficaz, na luta pela valorização da cultura
afro-brasileira.