dc.contributor.author |
LIMA, DAYANE KARLA GOMES DE |
|
dc.contributor.author |
SIMÕES, ROMENIQUE BORGES |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T18:55:58Z |
|
dc.date.available |
2019-06-13T18:55:58Z |
|
dc.date.issued |
2012-12-04 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado aoInstituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Biológicas. Orientadora: ProfªDr.ª Ana Paula Valentim Pereira. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1557 |
|
dc.description |
Este projeto tem como objetivo verificar a presença de práticas alternativas no processo de aprendizagem do corpo discente bem como o nível de evolução da mesma edeterminar como e com qual frequência os professores do nono ano de escolas públicas utilizam uma didática dotada desde equipamentos eletrônicos a práticas simples na ministração de suas aulas.
A metodologia utilizada foi divida em três etapas onde a primeira referiu-se ao levantamento bibliográfico com intuito de embasar as discussões dos resultados; a segunda etapa baseou-se na entrevista com caráter exploratório, descritivo e explicativo, sendo escolhido o método quali-quantitativo realizado através de um questionário. Após obter todas as informações consequentes da pesquisa partiu-se para confecção e elaborações dos gráficos que se refere à terceira etapa, ao analisa-los foram possíveis levantar questionamentos a respeito do ensino de ciência oferecido pela Rede Municipal de Fundão ao nono ano do ensino Fundamental II traçando um paralelo entre a adoção de práticas didáticas e tecnológicas no plano de aula dos docentes.
A partir de algumas reflexões pode-se observar que o ensino de Ciências no referido município não vem sendo realizado de maneira efetiva. Nota-se uma desagregação entre prática e teoria além de uma atmosfera estática o que torna o ensino um fator desmotivador para o aluno, é possível perceber ainda as poucas aulas diferenciadas existentes surtem efeito desmotivador por ainda estarem presas a uma didática ultrapassada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Didáticas alternativas |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
DIDÁTICAS ALTERNATIVAS: CATALISADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |