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A situação atual dos resíduos sólidos está cada vez pior, devido ao aumento populacional que leva ao aumento na geração de resíduos os quais causam sérios impactos ao serem descartados de forma inadequada. Para evitar que esse quadro piore, é necessária a implementação da Educação Ambiental junto a população, sendo um processo iniciado em escolas. A prática da coleta seletiva é uma atividade pensada para minimizar os impactos dos resíduos descartados inadequadamente, aumentando seu valor de mercado em função de estarem separados e limpos. Neste âmbito o projeto tem por objetivo a avaliação do conhecimento de alunos tanto do ensino fundamental II como do ensino médio, pela orientação direta e aplicação de atividades lúdicas, sobre os impactos que o manejo incorreto dos resíduos trás ao meio ambiente. Para tanto foi realizado um levantamento das condições da escola elencada no estudo, sendo constatada a existência de dois kits de coleta seletiva, usados inadequadamente, e vários resíduos dispersos. Além da observação direta foi aplicado um questionário, desenvolvido na forma de entrevistas permitindo associar os conhecimentos relacionados ao meio ambiente e a coleta seletiva. A análise dos resultados permitiu constatar que os alunos possuem conhecimentos sobre os problemas relacionados aos resíduos, e dificuldade no descarte de algumas embalagens. Dessa maneira foi realizada uma dinâmica de segregação. Para a adequação da escola ä prática da coleta seletiva, foram colocados coletores distribuídos mais adequadamente associados a elementos simbólicos como cartazes e etiquetas, visando facilitar o descarte. Como resultado da proposta pode ser observada uma melhora nas formas de descarte dos resíduos, contudo pode-se perceber que com um maior tempo hábil de execução da atividade é possível alcançar uma mudança mais efetiva no comportamento dos alunos, fazendo com que eles venham descartar os resíduos de maneira adequada. |
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