Description:
Este trabalho apresenta a importância das aulas práticas para o ensino de ciências, sendo uma complementação da aula teórica, melhorando o aprendizado do aluno devido que através dela o aluno desenvolve a capacidade de raciocínio e criatividade, pois necessita pensar para resolver o conteúdo no qual foi aplicado pelo professor. O objetivo é mostrar que a aula prática é importante para o aprendizado e desenvolvimento do aluno. A pesquisa foi desenvolvida com professores do ensino fundamental II, de escolas particulares, municipais e estaduais, todas localizadas no município da Serra, Espírito santo, foram visitadas 8 escolas localizadas em Barcelona, Laranjeiras, Porto Canoa, Mata da Serra, Chácara Parreiral e Valparaíso. A metodologia aplicada foi um questionário sobre importância da aula prática no ensino de ciências, contendo oito perguntas fechadas e uma aberta para professores da disciplina. Os resultados obtidos foram que para os professores entrevistados as aulas práticas não devem ser exclusivamente realizadas em laboratórios, mas sim em outros ambientes, inclusive os que estão localizados dentro da escola. Para os docentes as atividades práticas que mais aplicam com os alunos são as demonstrações. Conclui-se que para os professores entrevistados as aulas práticas podem ser aplicadas em ambientes diferenciados, não necessariamente em laboratórios e que as mesmas podem se aplicadas em locais existentes dentro do ambiente escolar. Para os educadores as atividades práticas mais acessíveis são as demonstrações que podem ser aplicadas em outros ambientes ao invés de laboratório, porém para alguns o laboratório este é o local ideal para aplicar essas atividades.