Description:
O presente trabalho acadêmico tem como temática a utilização do lúdico no ensino
de Ciências Naturais utilizando a temática “enteroparasitoses”. As atividades lúdicas,
como os jogos didáticos, são importantes instrumentos para o aperfeiçoamento da
metodologia do aprendizado pois facilita a compreensão do conteúdo ministrado ao
oferecer um ambiente motivador e prazeroso para o desenvolvimento de habilidades
específicas. No Brasil as enteroparasitoses são muito frequentes em diversas
regiões e estão associadas com a ausência de saneamento básico, inadequadas
condições de higiene pessoal e coletiva na população. O estudo foi realizado com
sessenta alunos matriculados em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública
da cidade de Serra - ES, e teve como objetivo avaliar o aprendizado dos alunos
antes e depois da realização de um jogo didático que abordou a temática. A partir
das análises dos dados pode-se observar um melhor desempenho dos discentes
logo após a metodologia aplicada, tendo como conclusão o auxílio do lúdico na
aquisição do resultado positivo.