Description:
O presente estudo aborda o tema “Utilização de animais em práticas didáticas: A
percepção dos profissionais da área de Ciências Biológicas e Saúde” na cidade da
grande Vitória no estado do Espírito Santo, tema escolhido por se tratar de uma
prática que causa o sofrimento e morte de seres vivos que não tem como se
defender.Sendo assim, este trabalho tem como objetivo identificar o nível de
conhecimento dos professores de quatro universidades de dois municípios (Serra e
Vitória) da grande Vitória, sobre o uso de animais em aulas práticase as leis que
regulamentam o uso dos mesmos no ensino e pesquisa científica no Brasil.
A utilização de animais em aulas práticas se tornou um assunto de conflitos e
debates onde, profissionais da área, pesquisadores, ambientalistas e comunidades
cientificas, vêm enfrentando questionamentos sobre o tema. Este estudo
compreende uma metodologia de pesquisa que qualificou o conhecimento dos
docentes por meio de um questionário em que foi levantado o nível da percepção
dos profissionais das áreas. Com os resultados dos questionários pode-se constatar
que a maioria das respostas foi contra a utilização dos animais em práticas
didáticas, e ainda foi observado que de todos os profissionais entrevistados, nenhum
tem o conhecimento da principal lei que protege os direitos dos animais, a lei
Arouca. Foi possível observar que existe a falta de conhecimento por parte dos
profissionais em relação ao tema, tornando-se de suma importância para sociedade
acadêmica que haja novas abordagens sobre a temática aqui relatada.