Description:
Este artigo abordou o tema ‘Doenças transmitidas pelo Aedis aegypti: a educação ambiental como instrumento no trabalho de prevenção junto a alunos do 7º ano da EMEF Dr. Hélio Ferraz’, Serra, Espírito Santo’, questionando qual o nível de conhecimento e o comportamento dos alunos em relação ao processo de desenvolvimento, ambiente propício do mosquito, período de reprodução, doenças transmitidas, métodos de prevenção e se as aulas propostas foram suficientes para esclarecer as dúvidas em relação dengue. Para alcançar este propósito, a metodologia utilizada foi desenvolver três aulas, exibição de vídeos e atividades práticas com a confecção de mosqueteiras e distribuição das mesmas no espaço escolar. Complementando a etapa de conhecimento teórico sobre o tema foi aplicada uma atividade lúdica, o jogo de tabuleiro humano e exercício de fixação junto aos alunos, com a aplicação de um questionário, com 21 questões fechadas e semiestruturadas, após o recolhimento das 15 mosqueteiras e análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que, apesar das inúmeras campanhas e publicidade sobre a dengue e as formas de combates nos meios de comunicações e campanhas, os alunos não estão bem informados, mas após a realização de um jogo, os alunos responderam as questões com maior facilidade. Pode-se concluir, que os alunos possuíam pouco conhecimento sobre o mosquito, suas formas de transmissão e as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Espera-se que este estudo contribua com novas e futuras pesquisas sobre o tema, ampliando o universo e amostra da investigação.