dc.description |
A atual sociedade e conjuntura exige uma postura do docente bastante rígida no tocante ao conhecimento sistemático aos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). A educação ambiental já faz parte do currículo de muitas escolas, dessa forma, em um primeiro momento a horta escolar parece se aplicar apenas no ensino de Ciências e Biologia, tratando-se de tema transversal de maneira interdisciplinar, interagindo com outras matérias. O objetivo principal do trabalho foi considerar a horta escolar como ferramenta pedagógica na prática da educação ambiental. A metodologia aplicada foi a ferramenta Google Forms on line, com perguntas abertas e de múltiplas escolhas, tendo como público alvo educadores do ensino médio ao superior. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação as questões abordadas na educação ambiental, mostrando que existe compromisso e respeito com o meio ambiente, além de despertar curiosidade aos alunos, há envolvimento e participação de todos na conscientização ambiental. A necessidade de continuar promovendo mudanças comportamentais e de valores nos alunos, faz com que os educadores fiquem motivados, acarretando estímulos para autorreflexão na formação de cidadãos conscientes e cuidadosos com a saúde. |
pt_BR |