Abstract:
O presente estudo buscou verificar como ocorre a adaptação da criança iniciante à educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria da Penha Amorim Souza” e na Creche Pingo de Gente do Município de Iúna ES. O estudo realizado classificou-se em descritivo, bibliográfico, levantamento de dados e documental. Como procedimento metodológico para compilar os dados da pesquisa, utilizou-se de questionário aplicados à 160 pais e 21 educadores das instituições pesquisadas. Os resultados apresentados através dos questionários aplicados comprovaram que os meios pedagógicos e comuns utilizados pelos docentes para trabalhar a adaptação e a permanência da criança iniciante são música e brincadeiras. A análise dos dados comprovou que as crianças já adaptadas se socializam bem, convidando as novatas para brincar e ainda mostrou que a mudança de rotina feita em casa pelos pais contribui de maneira expressiva neste processo. Acredita-se que o presente estudo auxiliou os educadores das instituições pesquisadas na que tange a questão da iniciação da criança à educação infantil, uma vez que está previsto para o ano de 2013, um projeto implantado nas instituições onde os pais irão antecipadamente conhecer a rotina das creches. Ao matricular seus filhos em 2012 já saberão como são os procedimentos adotados no processo de inserção da criança iniciante dentro das referidas instituições.