DSpace Repository

ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA INICIANTE À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PROFESSORA MARIA DA PENHA AMORIM SOUZA” E NA CRECHE PINGO DE GENTE DO MUNICÍPIO DE IÚNA ES

Show simple item record

dc.contributor.author ELZIANE FERNANDES DE FREITAS DIAS, RUTE LÉIA REIS FERNANDES MARIANO
dc.date.accessioned 2020-01-30T18:06:12Z
dc.date.available 2020-01-30T18:06:12Z
dc.date.issued 2012-12-10
dc.identifier.citation Monografia submetida à comissão examinadora designada pelo Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia orientado pela Professora Júnia Moreira de Freitas. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2336
dc.description.abstract O presente estudo buscou verificar como ocorre a adaptação da criança iniciante à educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria da Penha Amorim Souza” e na Creche Pingo de Gente do Município de Iúna ES. O estudo realizado classificou-se em descritivo, bibliográfico, levantamento de dados e documental. Como procedimento metodológico para compilar os dados da pesquisa, utilizou-se de questionário aplicados à 160 pais e 21 educadores das instituições pesquisadas. Os resultados apresentados através dos questionários aplicados comprovaram que os meios pedagógicos e comuns utilizados pelos docentes para trabalhar a adaptação e a permanência da criança iniciante são música e brincadeiras. A análise dos dados comprovou que as crianças já adaptadas se socializam bem, convidando as novatas para brincar e ainda mostrou que a mudança de rotina feita em casa pelos pais contribui de maneira expressiva neste processo. Acredita-se que o presente estudo auxiliou os educadores das instituições pesquisadas na que tange a questão da iniciação da criança à educação infantil, uma vez que está previsto para o ano de 2013, um projeto implantado nas instituições onde os pais irão antecipadamente conhecer a rotina das creches. Ao matricular seus filhos em 2012 já saberão como são os procedimentos adotados no processo de inserção da criança iniciante dentro das referidas instituições. pt_BR
dc.subject adaptação, criança, pais e educação infantil. pt_BR
dc.title ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA INICIANTE À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PROFESSORA MARIA DA PENHA AMORIM SOUZA” E NA CRECHE PINGO DE GENTE DO MUNICÍPIO DE IÚNA ES pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account