Abstract:
O presente estudo tem por objetivo conhecer o grau de satisfação dos pai/ou
responsáveis quanto à qualidade do processo ensino aprendizagem oferecido pela
Escola Estadual Olavo Rodrigues da Costa. A pesquisa busca conhecer a opinião
dos pais sobre as características da escola Olavo Rodrigues da Costa, suas
metodologias de ensino, ambiente físico e formação docente, com a finalidade de
verificar segundo a opinião dos mesmos se a escola está apta a promover um
ensino de qualidade e a partir deste, verificar o nível de participação da família na
educação escolar dos seus filhos. Para a efetivação deste estudo foi realizada uma
pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados, por meio de
questionários entregues aos pai/ou responsáveis dos alunos desta instituição de
ensino. Através dos questionários aplicados constatou-se que os pais/ou
responsáveis consideram a Escola Olavo Rodrigues da Costa uma instituição que
visa a qualidade da educação buscando o pleno desenvolvimento do aluno,
deixando, porém uma falha, a comunicação com a família sobre a vida escolar dos
alunos. As análises dos resultados obtidos indicam que para os pais/ou
responsáveis, é muito importante a parceria entre família, escola e professores, ou
seja, um trabalho coletivo, onde todos os envolvidos no processo educativo ajudem
na construção de uma educação de qualidade.