Abstract:
O presente artigo tem como principal objetivo analisar as práticas sustentáveis que as
escolas municipais da cidade de Leopoldina adotam enquanto formadoras de crianças
e adolescentes conscientes e preocupados com o futuro. Como objetivos específicos
a pesquisa buscou apresentar conceitos sobre gestão ambiental, sustentabilidade e
educação ambiental; bem como descrever a importância de uma cultura ambiental e
identificação de práticas sustentáveis adotadas pelas escolas. Com os dados obtidos
na pesquisa foi possível identificar a forma com que elas têm promovido uma cultura
social e ambiental para as crianças e adolescentes, comprovando a hipótese de que
a adoção de uma cultura ambiental junto às práticas de educação ambiental pode
fazer com que as escolas moldem jovens conscientes e mais preocupados com seu
futuro e o do planeta. O estudo teve como base teórica os fundamentos de gestão
ambiental e educação ambiental, bem como a evolução da preocupação com o meio
ambiente. O estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa sendo realizado através
de pesquisas bibliográficas, levantamentos e estudo de campo, e como coleta de
dados foi aplicado um questionário ao responsável pela promoção da educação
ambiental de cada uma das 15 escolas. A análise da pesquisa foi realizada através
das respostas obtidas nos questionários.