DSpace Repository

A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Show simple item record

dc.contributor.author ALVES, JULIANA SANTIAGO
dc.contributor.author FERNANDES, KAMILA SANTOS ASSUMPÇÃO
dc.date.accessioned 2020-02-07T18:01:55Z
dc.date.available 2020-02-07T18:01:55Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Serra- Cursose Pedagogia como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Maria das Dores Santos Silva pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2447
dc.description O afeto é uma condição indispensável do relacionamento do homem com o mundo, com os outros e consigo mesmo, principalmente no ambiente escolar. A partir dessa consideração, faz-se a seguinte pergunta: até que ponto o estabelecimento de um relacionamento afetivo, articulando sentimentos positivos, entre professor e aluno, contribui para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil? Para tanto, busca conhecer as relações afetivas entre professores (educadores) e crianças com suas contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho baseia-se nos estudos de Wallon (1968), Vygotsky (2003) e Piaget (1983), através de pesquisa qualitativa, a partir de observações e entrevistas. Após análise dos dados, conclui-se que a afetividade é uma das principais características da Educação Infantil. As crianças vivenciam suas atividades, brincadeiras, roda de conversa e outras, estimulando autonomia, independência, socialização, interação social, linguagem, cooperação e solidariedade entre os alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Sua inserção no mundo de maneira positiva, pois assim a criança confia mais em si mesma e em seu potencial. pt_BR
dc.description.abstract Affection is an indispensable condition of man's relationship with the world, with others and with himself, especially in the school environment. From this consideration, the following question is asked: To what extent does the establishment of an affective relationship, articulating positive feelings between teacher and student, contribute to the development of the process of teaching and learning of children in early childhood education? Therefore, it seeks to know the affective relationships between teachers (educators) and children with their contributions to the development of the teaching and learning process. The work is based on the studies of Wallon (1968), Vygotsky (2003) and Piaget (1983), through qualitative research, from observations and interviews. After data analysis, it is concluded that affectivity is one of the main characteristics of early childhood education. Children experience their activities, games, conversation wheel and others, stimulating autonomy, independence, socialization, social interaction, language, cooperation and solidarity among students, facilitating the teaching and learning process. Its insertion in the world in a positive way, because thus the child trusts more in itself and its potential. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.title A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account