DSpace Repository

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Um novo olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author BORGES, RAKLANE DE MORAES
dc.contributor.author PENHA, VINICIUS ALEPRANDI DA
dc.date.accessioned 2020-02-07T19:00:47Z
dc.date.available 2020-02-07T19:00:47Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation Trabalho de conclusão de curso apresentado às Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.` Orientadora: Profª Ma. Veronica Devens Costa pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2453
dc.description Este estudo teve como objetivo compreender como ocorre as práticas utilizadas em sala de aula com os alunos com dificuldades de aprendizagem, buscando analisar as concepções e prática educativa que diminuam as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos anos iniciais. Para tanto, utilizou como referência estudos que enfocam o papel da mediação pedagógica nas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos das series iniciais do ensino fundamental, Foi feita uma pesquisa exploratória em uma escola pública do município de Serra/ES, realizando entrevistas com uma docente da instituição, a mesma por meio de seus relatos e experiência proporcionou que tivéssemos maior profundidade sobre os problemas de aprendizagem que enfrentavam alguns de seus alunos, identificados por ela o total de sete crianças na sala em que atua. O estudo apontou um desgaste físico e mental da profissional entrevistada, os problemas de aprendizagem segundo a professora eram percebidos principalmente nas práticas da leitura, escrita e em atividades matemáticas, como também o cumprimento das regras sociais. Para ela realizar diversos planejamentos para uma turma com níveis diferenciados de conhecimento era um desafio. Identificamos também que, a partir da prática docente, há possibilidade de aprendizagem do aluno com dificuldades de aprendizagem, através de um trabalho mais direcionado a esses alunos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem, pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Um novo olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account