Abstract:
Em um cenário mercadológico cada vez mais seleto e exigente, os consumidores buscam por produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos. Independente do segmento, as empresas devem aplicar os conceitos e práticas de marketing em toda a sua dimensão. Não discordante de outras áreas, o segmento esportivo também deve integrar uma orientação voltada para a área de marketing. O conceito de marketing visa atender às necessidades e desejos dos consumidores através de serviços, transações e trocas que motivem satisfação, contribuindo assim para sua fidelização. O trabalho discute as definições de marketing e a importância do conceito no cenário esportivo. Este trabalho relaciona a teoria do marketing com
a valorização de uma marca no cenário esportivo. O marketing utiliza uma composição de elementos para a formação de estratégias que auxiliam em todo o processo mercadológico, desde a concepção de produtos, formação de preços, promoção até a distribuição. Uma marca bem trabalhada aumenta seu reconhecimento e a valorização desta perante o mercado. O trabalho apresenta como os componentes do mix de marketing podem contribuir para o processo para criação de valorização da marca, verificando que é necessário investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. As práticas de marketing contribuem de maneira significativa para tal fidelização. Mediante o exposto, foi realizado um estudo de caso na empresa Energia Pura, com o objetivo de analisar se as práticas de marketing esportivo utilizadas estavam corretas e o quanto isso contribui na
valorização da marca Energia Pura, fazendo com que a mesma seja reconhecida no mercado
esportivo.