Abstract:
Priorizando a satisfação e buscando atender as necessidades dos clientes, as empresas criam um diferencial para enfrentar a concorrência. O foco da pesquisa é a fidelização, e tem por objetivo principal identificar quais os principais fatores que influenciam nesse processo nas corretoras de seguros de Iconha-ES do ramo de automóveis. As opções de escolha no mercado são muitas: internet, outras corretoras, bancos, dificultando assim reter e fidelizar os clientes. Justifica-se assim a importância da pesquisa, que teve inicio a partir de um estudo bibliográfico seguido pela pesquisa de característica quantitativa, onde os dados são colhidos em uma pesquisa de campo. Foi elaborado um questionário online, e o mesmo foi respondido por clientes que renovaram o seguro de automóvel a partir de um ano na mesma corretora. Com o intuito de identificar os fatores que influenciam na fidelização dos mesmos, a pesquisa abrange uma clientela diversificada, ou seja, tanto aqueles que renovaram o seguro pelo primeiro ano, quanto os que renovaram consecutivamente por mais de dois anos, obtendo assim resultados que servirão como base para as corretoras que desejam reter e fidelizar seus clientes.