Abstract:
No cenário nacional existente, o quesito segurança, vem exigindo mais fiscalização com o intuito de evitar acidentes e preservar a saúde e a integridade física do trabalhador. É neste nicho que o mercado de equipamento de proteção individual (EPI), aparece com ênfase. A botina, que é o calçado de segurança mais vendido e utilizado em diversas áreas, é o produto chave desse mercado, considerado um produto “carro-chefe”, na empresa Eproin, no qual foi realizado o estudo. A representação desse item no faturamento total da empresa é algo considerável e relevante, mas temos que levar em conta todas as variáveis que direto ou
indiretamente, influencia na formação do preço de venda, para que essa relevância não se torna algo prejudicial a empresa. Por se tratar de um item especifico, com grades de numeração, e longo prazo de fabricação de trinta dias úteis, no qual obriga a manter um estoque imediato para atender a exigência do cliente, que é a disponibilidade imediata. Para atender essa necessidade, a empresa necessita de
uma boa saúde financeira, pois o intervalo entre a compra e a venda é longo e muitas vezes sem previsão. Levando em conta que a botina é um item volumoso e possui um curto prazo de deterioração, gera um alto custo de armazenagem, e uma taxa de perda, no qual deve ser levando em conta na formação do preço de venda.