Abstract:
O tema proposto tem relação direta com ocontínuo aumento da poluição através da
utilização não sustentável dos recursos naturais por parte das empresas e o
comportamento dos consumidores realizando o descarte pós consumo de forma
irresponsável no meio ambiente. Neste cenário de poluição e degradação já é
possível percebervários tipos de ações voltadas à preservação e sustentabilidade do
planeta, bem como países se alinhando nesta vertente. Em uma escala global já se
encontram expressivas ações de empresas listadas em Bolsa de Valores
vinculandosua imagem a adoção de uma postura preventiva e sustentável. Mediante
as recentes queimadas na Amazônia amplamente divulgadas, o Brasil tem sofrido
forte pressão internacional, por parte dos grandes investidores que pedem ações
contra queimadas na Amazônia, e a implementação de políticas públicas contra o
desmatamento em suas cadeias de fornecimento. Por tudo isso, é defendido nesta
pesquisa que aliar a imagem da organização a um plano capaz de implantar uma
cultura sustentável entre seus colaboradores, fornecedores e principalmente
consumidores, através de ações de marketing de conscientização e incentivo à
reciclagem, e o descarte correto pode-se considerar como uma solução total ou
parcial paraestes inúmeros problemas contra o meio ambiente.
Palavras-chave:Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Poluição, Plástico e
Meio Ambiente.