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O Brasil é um país em desenvolvimento e seu mercado de trabalho tem passado por
inúmeras transformações ao longo dos últimos anos, devido a grave recessão
econômica, que traz em seu bojo, o desemprego. Neste panorama, o
empreendedorismo, torna-se uma forma para inclusão no mercado de trabalho. A
partir desta necessidade, criou-se em 2008, através da lei nº 128, a figura do
Microempreendedor Individual, com intuito de formalizar os pequenos negócios, que
até aquele momento, exerciam várias atividades sem nenhuma segurança jurídica
ou amparo legal. O MEI passa a contar com diversos benefícios previdenciários,
sociais e empresariais. Neste contexto, surge a necessidade de orientar este
empreendedor na gestão do seu negócio. Este trabalho constitui-se na análise de
como os Microempreendedores Individuais planejam e organizam a precificação de
produtos / serviços no município de Juiz de Fora. A pesquisa realizada teve caráter
quali-quantitativa. Foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas,
aplicados aos MEIs de diversos setores econômicos, tendo em vista a investigação
do conhecimento prévio ou não relativos ao planejamento de preços. O presente
trabalho também teve apoio teórico em artigos, sites e estudos relacionados a teoria
de custos fixos e variáveis, métodos de custeio e formação de preços. Após a
pesquisa, foi possível mensurar a necessidade de um bom planejamento de preços
para a manutenção do Microempreendedor Individual no mercado de forma
competitiva, fidelizando clientes e expandindo sua empresa. |
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