Abstract:
O processo de expedição possui grande impacto nas atividades industriais devido a duas questões: o alto custo para tratativa de erros e a relação direta com a satisfação do cliente. Diante disso, é imprescindível que o processo de expedição seja eficaz, e a gestão de processos é uma das chaves para que isso ocorra. Portanto, o estudo da gestão de processos na expedição caracteriza vantagem competitiva para as organizações, auxiliando na redução de despesas e garantindo a satisfação do cliente. Evidenciar a gestão de processos no setor de expedição constituiu o objetivo dessa pesquisa, endossando o quanto um processo, quando bem estruturado, é capaz de proporcionar melhorias no dia a dia das indústrias. Para isto, foi realizado estudo de caso em uma indústria de telhas e verificou-se através dele que, utilizando a gestão de processos, houve melhorias no setor de expedição, como a redução dos erros de carregamento e das avarias chegadas aos clientes e aumento da acuricidade de estoque. Espera-se contribuir com gestores e operadores logísticos na aplicação da gestão de processos, proporcionando vantagem competitiva nas organizações industriais, visando a otimização dos custos e satisfação do cliente.