DSpace Repository

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre os desafios da prática docente

Show simple item record

dc.contributor.author Sá, Eliane Vita dos Santos de
dc.contributor.author Marinho, Gabriella Augusto
dc.date.accessioned 2021-05-04T17:12:27Z
dc.date.available 2021-05-04T17:12:27Z
dc.date.issued 2020-12-18
dc.identifier.citation Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3601
dc.description A finalidade deste artigo é trazer discussões sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como apontar os desafios enfrentados pelos professores na prática avaliativa de crianças pequenas ao tentarem se desprender de métodos tradicionais de ensino, que não priorizam a construção do conhecimento dessas crianças no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de questionário com perguntas abertas, com o intuito de analisar como se dá a avaliação na Educação Infantil na percepção de profissionais que nela atuam. Cinco profissionais, entre professoras e pedagogas, que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória, participaram do estudo. Além disso, a pesquisa também contou com análise de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2017) e outros. Autores como Cipriano Carlos Luckesi (2011), Jussara Maria Lerch Hoffmann (1998; 2003; 2004; 2013) e Regina Célia Cazaux Haydt (2008), fundamentam o trabalho. O estudo aponta para a necessidade da avaliação, enquanto ferramenta processual e permanente, ser concebida como possibilidade de diagnóstico, tanto da criança quanto do trabalho docente, com o objetivo de subsidiar a mediação pedagógica. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Avaliação. Prática pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma reflexão sobre os desafios da prática docente pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account