DSpace Repository

ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Show simple item record

dc.contributor.author Martins, Jociane Oliveira
dc.date.accessioned 2021-05-05T13:00:48Z
dc.date.available 2021-05-05T13:00:48Z
dc.date.issued 2020-12-18
dc.identifier.citation Professora Orientadora: Lilian Pereira Menenguci pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3605
dc.description O presente artigo abordou, ainda que brevemente, bibliografias que trazem luz a compreensão dos contextos históricos, sociais, ideológicos e políticos e/ou educacionais, em que se solidificaram as bases e alicerces do racismo no Brasil. A partir da elucidação desses fenômenos, trilhou-se um caminho de investigação literária e de indicadores sociais que ajudaram a compreender o alto índice de evasão e mesmo de reprovação escolar de crianças negras na rede pública de ensino, bem como, menor desempenho escolar em relação a crianças não negras. E por fim, buscou-se identificar possibilidades de atuação do professor como intermediador no processo de desconstrução estigmas racistas e sentimentos autodepreciativos, como práticas pedagógicas positivas com vistas a ensinar que a diferença e diversidade são enriquecedoras e não sinônimo de desigualdades. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Criança negra pt_BR
dc.subject Estereótipo pt_BR
dc.subject Autoestima pt_BR
dc.title ESTEREÓTIPOS E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account