Abstract:
Nós dias atuais é notório que, através das negociações é possível uma gestão de compras eficiente e visíveis impactos financeiros junto com uma redução nos custos da organização. Boas negociações com fornecedores são fundamentais para a situação financeira de uma empresa, pois isso interfere diretamente em indicadores fundamentais, como giro de estoque, prazos de pagamentos de mercadorias e preço final de venda. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é avaliar a prática da negociação na gestão de compras de uma empresa comercial varejista, a fim de rever as influências financeira da mesma. Com isso busca apresentar como objetivos específicos o conceito de gestão de compras e negociação, a identificação de técnicas, habilidades e etapas de uma negociação, perfis de negociadores e funções de um gestor de compras. A pesquisa classifica-se por descritiva, utilizando o levantamento de dados, de acordo com as pesquisas bibliográficas e estudo de caso de uma empresa X. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de conteúdo e estatísticas, caracterizados como qualitativa e quantitativa. Por meio da pesquisa e do estudo de caso na empresa os resultados alcançados mostraram que a negociação na realização de novos pedidos juntamente com uma gestão de compras eficiente na organização, trazem lucros e diminuição de gastos significativos para o financeiro da empresa.