Description:
Este estudo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve
como objetivo desvelar os desafios que professoras de classes regulares enfrentam
no processo de alfabetização do público de crianças com autismo na escola comum.
Aborda a educação da criança com autismo, especialmente em processo de
alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamenta-se nas
contribuições de estudiosos como Baptista, Kanner, Vasques e outros. Para a
coleta de dados o estudo utilizou da técnica de entrevistas. Quatro professoras, que
atuam em escolas privadas, com processos de alfabetização, participaram deste
estudo. Dessas, 3 são professoras de Anápolis(GO) e uma de Serra(ES). Conclui
que, a Alfabetização, de quaisquer crianças, é um desafio para a Educação e para
as escolas brasileiras. A alfabetização de crianças com autismo, um desafio ainda
mais potencializado no cotidiano escolar. Esse desafio, contudo, é possível de ser
atravessado. Isso, entretanto, exige uma rede de apoio que envolva professoras,
famílias e equipes transdisciplinares.