Abstract:
A educação ambiental é essencial para a formação de cidadãos conscientes e adultos ambientalmente responsáveis, que disseminem seus conhecimentos para família e comunidade. A lei 9.795 ampara a educação ambiental como tema transversal nas escolas, porém, através da realização deste trabalho foi possível perceber que apesar da maioria dos adolescentes gostar de tratar sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, persistem falhas na conscientização ambiental em sua abordagem neste local. Neste trabalho, foram escolhidos adolescentes do 6° ao 9º ano como objeto de estudo por ser uma faixa etária que se encontra em formação de senso crítico e opinião. Foi aplicado um questionário através do método de amostragem composto por 30 perguntas, dividido em três subtópicos: (1) você e sua escola, (2) você no seu dia-a-dia e (3) problemas ambientais. Através da análise dos resultados, notou-se que o recurso com maior atenção foi a água, e uma melhor fixação do tema era conseguida com uma frequência maior de abordagens, levando a aplicá-los na sua rotina. Uma melhor articulação entre governo e escolas na abordagem da educação ambiental é necessária, para que todos possam estar envolvidos e conscientes no uso racional dos recursos naturais, com qualidade de vida irrestrita, tanto para o homem quanto para a biota.