Abstract:
Este estudo apresenta a importância da aprendizagem na vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo geral foi identificar as principais dificuldades de aprendizagem de crianças com esse transtorno. E quanto aos objetivos específicos, descrever um breve percurso histórico do transtorno, os
principais grupos de perturbações e o papel do educador e das famílias no desenvolvimento de aprendizagem dessas crianças com esse transtorno. E para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa do presente estudo de natureza qualitativa e nível descritivo, e quanto aos procedimentos técnicos, foi feito uma pesquisa bibliográfica. Diante da complexidade e variedade dos sintomas que
esse transtorno trás para cada um dos portadores e consequentemente para vida educacional da criança, os profissionais da educação são capacitados e orientados dentro de um sistema de apoio para que sirva de suporte inicialmente nos indicativos para acompanhamento ao profissional especializado e logo depois no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças. Contudo, esse processo requer de todos os
profissionais, tanto da área da Psicologia, da Educação e até mesmo a família, mais cumprimento, ação de vários esforços, e principalmente a cooperação de todos para oportunizar a qualidade de vida dessas crianças.