Abstract:
Este trabalho de Conclusão de Curso abordará sobre o ambiente virtual de ensino como instrumento de apoio ao ensino presencial e a distância através da implantação da Plataforma Moodle como treinamento e auxílio para os estudantes de sistemas de informação da IES Doctum Teófilo Otoni-(MG) nos exames do
ENADE. A escolha do assunto deu-se principalmente pelo fato do Moodle ser uma plataforma que facilita a criação de um ambiente educacional baseado na web e por um sistema aberto em que todos os usuários têm acesso ao código fonte de utilização livre e gratuita. Entretanto, o Moodle possui as características de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e uma série de atributos que o destaca entre as demais ferramentas que poderiam ser utilizadas para o objetivo proposto no estudo. O Objetivo do estudo é verificar a viabilidade da implantação de um treinamento através da plataforma Moodle, para preparação e melhoria do desempenho dos discentes do curso de Sistemas de Informação no ENADE. O objeto de estudo é estruturar um treinamento através da plataforma Moodle, visando qualificar os discentes do curso de Sistemas de Informação para um melhor desempenho em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como às habilidades e competências para a atualização permanente aos conhecimentos exigidos no ENADE. Os resultados esperados é melhorar o desempenho dos estudantes do curso de Sistemas de Informação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, bem como às habilidades e competências para a atualização permanente aos conhecimentos exigidos no ENADE. O resultado alcançado foi o desenvolvimento de uma plataforma que através do Moodle, será utilizada para efetuar o treinamento com conteúdos e questões já aplicadas no ENADE. Portanto, composto por várias ferramentas colaborativas para a formação da aprendizagem coletiva, o ambiente
Moodle mostrou-se bastante funcionalidade com base nos formatos das questões a serem realizadas no simulado, podendo proporcionar melhorias significativas na educação e no ensino aos discentes do curso de Sistemas de Informação, mas também outras áreas que exigem tal exame.