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ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO E ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

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dc.contributor.author Rissi, Rita Silva
dc.date.accessioned 2022-09-21T17:04:58Z
dc.date.available 2022-09-21T17:04:58Z
dc.date.issued 2022-07-10
dc.identifier.citation Professor Orientador: Prof. Me. Leonardo A. G. d’Almeida pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4195
dc.description A Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA) é uma forma de atuação do analista do comportamento utilizada para compreender e modificar o comportamento das pessoas tanto de desenvolvimento típico, quanto de desenvolvimento atípico. Os estímulos discriminativos ambientais podem eliciar respostas operantes modeladas pelas consequências estabelecidas para que se alcance os devidos fins terapêuticos através da aprendizagem comportamental. Um dos princípios da Análise Aplicada do Comportamento é estimular as crianças com técnicas e métodos de modificação do comportamento para que seu cérebro encontre novos caminhos de produzir condutas assertivas, como o ensino de habilidades sociais. O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento das crianças acarretando grandes dificuldades nas áreas cognitivas e sociais, portanto o treino de habilidades sociais ou condutas assertivas através da Análise Aplicada do Comportamento ou ABA, sigla em inglês, mais comumente conhecida, é uma das formas de atuação promissora diante deste cenário. Logo, pretendeu-se atualizar os conhecimentos sobre a Análise do Comportamento Aplicada ou ABA em relação ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Objetivou-se revisão bibliográfica, visto que se priorizou a compreensão e exposição do tema Análise do Comportamento Aplicada -ABA voltado para o atendimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract Applied Behavior Analysis (ABA) is a way of acting for the behavior analyst used to understand and modify the behavior of people with both typical and atypical development. Environmental discriminative stimuli can elicit operant responses shaped by established consequences in order to achieve the proper therapeutic ends through behavioral learning. One of the principles of Behavior Analysis is to encourage children with techniques and methods of behavior modification so that their brain finds new ways to produce assertive behaviors, such as social skills training. Autism Spectrum Disorder - ASD is a condition that affects the neurodevelopment of children causing great difficulties in cognitive and social areas, so the training of social skills or assertive behaviors through applied behavior analysis or ABA, more commonly known, is one of the promising ways of acting in this scenario. Therefore, it was intended to update knowledge about applied behavior analysis or ABA in relation to the care of children with Autism Spectrum Disorder - ASD. The objective of this literature review was to prioritize the understanding and exposure of the theme Applied Behavior Analysis (ABA) aimed at the care of children with Autism Spectrum Disorder - ASD in Psychology. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise Aplicada do Comportamento pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Habilidades Sociais pt_BR
dc.title ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO E ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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