dc.description.abstract |
Há constatação de que hábitos de estudo compreendem, em termos analítico-comportamentais, uma ampla classe de respostas que interagem em complexas redes de contingências. Isso sugere que há variáveis dependentes e independentes que delas participam ou nelas influem, históricas ou atuais, seja na aquisição, modificação e/ou manutenção de comportamentos pró-estudo, incluindo hábitos observados em estudantes universitários e consequências para o seu desempenho social e acadêmico. A pesquisa teve como objetivo descrever contribuições da psicologia comportamental sobre hábitos de estudo em contexto universitário, através da investigação de variáveis associadas à aquisição e manutenção desses comportamentos. O método empregado na pesquisa envolveu a revisão de literatura, considerando fontes bibliográficas advindas de buscas ativas sobre textos que discorrem sobre hábitos de estudo e comportamentos pró-estudo em diferentes áreas de atuação. Mediante a proposta de estudo, foi possível descrever as contribuições da psicologia comportamental sobre hábitos de estudo em contexto universitário, identificando variáveis associadas, descrevendo as contingências envolvidas na aquisição, manutenção e dificuldades de seu exercício, possibilitando compreender intervenções analítico-comportamentais sobre esses hábitos. A presente pesquisa possibilitou dimensionar uma aprendizagem de hábitos mais assertivos para se alcançar objetivos acadêmicos e ainda, generalizar essas práticas à resolução de problemas cotidianos. |
pt_BR |