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Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas de leitura
desenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidade
de Serra(ES), tanto quanto as famílias e cidadãos residentes no município
mencionado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que assume as
contribuições de autores como Freire, Moraes e Zilberman. Sua metodologia, com
dados coletados por meio de questionários e entrevistas, foi organizada em três
momentos: investigação contando com a participação de professoras e pedagogas
da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; investigação contando
com a participação das famílias de estudantes da Educação Infantil e Ensino
Fundamental; investigação contando com a participação de pessoas adultas. No
primeiro, procuramos identificar as práticas de leitura no âmbito escolar, tanto na
Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio e, nesse momento, o
estudo lançou mão de entrevistas que foram realizadas com professoras e
pedagogas de três instituições de ensino. No segundo, as famílias das crianças da
Educação Infantil e Ensino Fundamental foram abordadas, por meio da aplicação de
questionários, com objetivo de compreender de que modo elas praticam a leitura
para as suas crianças. No terceiro momento, buscamos conhecer a percepção de
diversos cidadãos, nas ruas da cidade de Serra(ES), por meio da aplicação de
questionários com perguntas abertas, acerca do lugar da leitura em suas vidas: da
infância à vida adulta. O estudo conclui que nas escolas, tanto de Educação Infantil
quanto no Ensino Fundamental e Médio, a leitura é praticada por mais vezes.
Entretanto, na Educação Infantil se tem a sensação de que a leitura é voltada e
assumida para o prazer de ler, enquanto no Ensino Fundamental e Médio ela passa,
em algumas vezes, ser associada à obrigatoriedade escolar. A prática da leitura
pelas famílias, com e para as suas crianças, ainda é muito tímida e precisa ser
potencializada. Os adultos, apesar de reconhecerem a importância da leitura em
suas vidas, assumem que dedicam pouco tempo a ela. Por fim, evidenciamos, com
esta investigação, que a fragilidade de uma base literária, associada à prática da
leitura, interfere diretamente na formação de um sujeito menos crítico diante das
complexidades que o mundo apresenta a partir de diversos assuntos, como a
economia e a política, por exemplo. Logo, a formação do leitor precisa começar
dentro de casa, ser potencializada na escola e, evidentemente, assumida pela vida
afora. |
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