Description:
Os benefícios da natação para o desenvolvimento de valências físicas, como
desenvolvimento motor, neuromotor, habilidades refinadas como equilíbrio, agilidade
e força são largamente comprovados (OLIVEIRA, 2013; CARRACEDO e MACEDO,
2000), sendo um importante conteúdo para a construção da consciência corporal do
movimento que, para além da prática (procedimental), precisa ser abordado também
em suas dimensões atitudinal e conceitual (RONCHI, 2010). Logo, acreditamos ser
crucial a inserção do conteúdo natação nas aulas de educação física nas escolas, e
buscamos investigar “se” e “como” esse conteúdo tem sido abordado. Utilizando um
questionário de caráter semiaberto, buscamos alcançar o maior número de
professores do ensino fundamental da rede municipal de Serra/ES. Selecionamos
ainda seis escolas, utilizando como critério a proximidade de praias e condomínios
residenciais com piscina, para realizar uma entrevista in loco. Como resultado,
encontramos um cenário de hegemonia dos conteúdos populares, passando pela falta
de logística e apoio da rede como um todo, até a falta de incentivo/investimento do
setor público no que tange a estrutura ou meios para vivência desse tema,
contribuindo assim para o distanciamento e até mesmo a falta desse conteúdo nas
aulas de educação física em todas as dimensões.