Description:
A educação infantil é uma fase de aprendizado para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, e as escolas
destinadas a essas faixas etárias são espaços que irão acolher crianças numa fase de descobertas diárias,
em que a brincadeira faz parte do aprendizado, a fim de possibilitar a exploração de cores, formas e texturas,
tornando os espaços cheios de vida e aptos a proporcionar o desenvolvimento pedagógico desta faixa
etária. É nessa fase que a criança também tende a criar sua identidade, opiniões e independência acerca de
eventos do seu cotidiano e, é exatamente nesse quesito que a arquitetura escolar deve ter relevância. A
disposição adequada do ambiente escolar permite que a criança seja protagonista de sua própria rotina.
Nesses termos, o propósito desse trabalho, é extrair os dados referentes à construção de um possível
centro educacional de ensino infantil referência, com base nas necessidades físicas e cognitivas dessa
faixa etária e no lúdico. A pesquisa do tipo aplicada conta com um processo de pesquisa bibliográfica com
extrema relevância no que diz respeito à fundamentação teórica necessária à construção do projeto, de
onde se extrai os principais conceitos e necessidades para produção do mesmo. O projeto de pesquisa
também permite coletar informações quanto ao conceito do lúdico e da arquitetura escolar, além da
disposição adequada dos ambientes, físico e ergonomicamente, com exploração de informações através de
entrevista com profissionais da área.