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Atualmente o sistema rodoviário brasileiro enfrenta graves problemas em
relação à baixa qualidade de sua infraestrutura, impactando diretamente no
desempenho do transporte e na economia nacional, uma vez que as más
condições do pavimento de uma rodovia causam o aumento do custo
operacional do transporte, reduz o conforto e a segurança dos passageiros e
das cargas. Com a necessidade de intervenções e adequações a serem
executadas nessas rodovias, muitos projetos de regularização do subleito e
restauração de pavimentos se encontram em desenvolvimento em pontos
críticos e estratégicos por todo o país. Para isso os serviços de Terraplenagem
se tornam indispensáveis, pois através de suas etapas de execução
possibilitam o reparo de terrenos irregulares, adequando-os para as fases
seguintes da regularização do subleito. Entretanto, é de suma importância o
emprego de um controle tecnológico em todas as etapas de execução desse
serviço, evitando falhas nos processos e consequentemente o surgimento de
manifestações patológicas e defeitos que põem em risco a qualidade e a
segurança do pavimento das rodovias. Sendo assim este trabalho, através de
uma pesquisa bibliográfica e documental tem como objetivo principal descrever
os principais recursos empregados para controle tecnológico da regularização
do subleito, segundo recomendações da DNIT 137/2010, cuidados
fundamentais para a garantia da qualidade do pavimento de rodovias e na
prevenção de defeitos futuros, fazer a classificação dos materiais de
escavação, descrever os serviços de terraplenagem e descrever os
equipamentos de terraplanagem e compactação responsáveis pelas frentes de
serviço em campo. O presente trabalho visa contribuir com dados e
informações importantes, a fim de, enriquecer a literatura dentro dessa
temática. |
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