Abstract:
No Brasil, o tratamento de pacientes edêntulos parciais ou totais com o uso de
próteses removíveis é uma realidade comum na população adulta,
principalmente no caso de idosos. Portanto, é fundamental que o dentista recém formado esteja apto a atender esse público. Dessa forma, o objetivo desse
estudo é identificar e quantificar a presença da disciplina de Prótese Removível
(Parcial e Total) na grade curricular dos cursos de Odontologia, e compará-la
com a disciplina de Prótese Fixa. A amostra da pesquisa constitui-se de todas
as faculdades de Odontologia do estado de Minas Gerais que estavam com
cursos ativos e credenciados no portal e-MEC do Ministério da Educação do
Brasil, e que disponibilizaram acesso a matriz curricular por meio do website
oficial. Das 86 IES da região Sudeste, 74 (86,04%) foram incluídas no estudo por
preencherem os critérios de inclusão. Destas, as disciplinas de Prótese
Removível e Prótese Fixa estavam presentes na matriz curricular de 74,3% e
67,6% IES respectivamente. Das IES que disponibilizaram informações quanto
a natureza da disciplina e metodologia de ensino, as disciplinas se apresentaram
como obrigatórias e teórico-práticas. A carga horária (CH) média da disciplina de
Prótese Removível é de 131,31 (DP=52,17), sendo maior nas IES públicas, e da
disciplina de Prótese Fixa de 117,53h (DP=47,89), também sendo maior nas IES
públicas quanto comparada as IES privadas. Os resultados demostram que
grande parte dos cursos de Odontologia do estado de Minas Gerais oferecem
disciplinas de Próteses de forma obrigatória e teórico-prática. Entretanto,
somente oferecer uma disciplina não garante efetivamente ensino de qualidade e, portanto, outros aspectos como denominação das disciplinas, tópicos
curriculares e carga horária efetiva mínima devem ser alvo de próximos estudos,
afim de fomentar discussões voltadas ao ensino de excelência.