Abstract:
A evasão escolar é um fenômeno social e educacional que ocorre em todo território brasileiro e constitui um desafio para as escolas. O Assistente Social é um profissional capacitado para intervir em problemas sociais identificando fatores sociais externos à realidade escolar. O objetivo geral deste estudo é analisar o papel do assistente social no âmbito educacional para combater a evasão escolar do Ensino Médio. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo é uma pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa demonstram que A evasão escolar representa um desafio significativo para as escolas, os pais e o sistema educacional como um todo no Brasil. Essa questão preocupa as instituições de ensino, educadores, pais e familiares devido à falta de motivação dos alunos para se envolver no ambiente escolar, estudar, realizar pesquisas e apreciar o conteúdo fornecido pelos professores. Ao concluir este estudo é possível afirmar que no âmbito educacional o assistente social pode intervir para reduzir a evasão escolar no Ensino Médio por meio de ações de diálogo com a família, realizar encaminhamentos, desenvolver atitude crítica e reflexiva dos alunos e alunas sobre educação, trabalho e sociedade, desenvolver ações no âmbito das políticas afirmativas, realizar visitas sociofamiliar, participar de conselhos de classe, tendo em vista superar a lógica excludente e desumanizadora da sociedade capitalista que influencia o processo de escolarização de populações de vulnerabilidade social e econômica.