Description:
O aluno autista tem características próprias,
como falar, se expressar, se comunicar, interagir
no meio e ou com outras pessoas, podendo ter também limitações , que muito vai variar de
acordo com o grau do transtorno do espectro autista . Essas características próprias do aluno
autista impactam diretamente em seu desenvolvimento c ognitivo, intelectual, psicológico,
motor, ou a forma em que interagem em sociedade. E pelo contrário, a falta de inclusão desse
aluno no contexto escolar ou a inclusão sem ser de forma assertiva, pode regredir o
desenvolvimento do aluno autista. Dessa fo rma o objeto desse artigo é discutir de que forma a
inclusão pode favorecer ao desenvolvimento do aluno autista. Na pesquisa bibliográfica
buscamos promover o encontro entre os estudos sobre autismo e sobre inclusão para
demonstrar a importância da utiliz ação desse recurso para o desenvolvimento do cognitivo,
físico, mental, emocional, oral e a socialização do aluno autista na escola. Por fim, conclui se
que a través da inclusão efetiva e assertiva, podemos observar como ela contribui
significativamente e p ositivamente para o progresso do desenvolvimento.