Description:
O presente trabalho teve como objetivo estudar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre a
importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Para a
realização deste trabalho a busca à literatura foi imprescindível. Saber o que os autores apontam
com relação à temática sobre o desenvolvimento da criança e o processo da construção da
aprendizagem oportunizou a construir a relação existente entre ensino aprendizagem e a
ludicidade em favor do aprender. De acordo com os relatos históricos a Educação Infantil nasceu
de um cunho assistencialista e apresentava seu olhar voltado apenas para o cuidar físico da
criança, mas com o passar dos tempos houve uma mudança significativa em sua perspectiva e o
cuidar ficou atrelado ao educar e hoje são indissociáveis. Sendo a escola uma instituição que tem
como objetivo possibilitar ao educando a aquisição do conhecimento formal e propor o
desenvolvimento dos processos do pensamento, o brincar na escola não é exatamente igual ao
brincar em outras ocasiões, visto que a vida escolar é conduzida por algumas normas que regulam
as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes,
também, na atividade da criança. Assim sendo, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade
quando ocorrem na escola, pois são mediadas pelas normas institucionais. A utilização do brincar
como recurso pedagógico tem sido muito utilizado pelos professores principalmente na Educação
Infantil a fim deproduzir conhecimentos na vida cotidiana e acadêmica de seus alunos.