DSpace Repository

A LEITURA NOS ANOS INICIAIS E A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS COMO METODOLOGIA ATIVA

Show simple item record

dc.contributor.author Araújo, Juliet Welis de
dc.date.accessioned 2024-06-19T13:43:38Z
dc.date.available 2024-06-19T13:43:38Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.citation Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4782
dc.description O presente trabalho traz como temática a leitura nos anos iniciais e sua importância. Também discorre sobre a eficácia de se utilizar os projetos com metodologias ativas que despertem nos alunos o interesse pela leitura. Como objetivo geral cita-se compreender, enfatizar a importância da prática de leitura na formação de um leitor crítico, visando melhorar suas relações sociais através da leitura por meio de projetos com metodologias ativas. Tendo como foco principal as metodologias ativas, nosso intuito é a atividade prática cujo objetivo é despertar nos alunos dos anos iniciais o gosto pela leitura, capacitando-os a praticarem a leitura e a transcrição de forma coerente. Para tanto utilizaremos a obra da autora Ana Maria Machado. A pesquisa tem cunho exploratório e bibliográfico; e aponta como discussão e resultados a relevância do professor nesse processo para a formação de leitores críticos e autônomos, aptos para interatuar na sociedade atual. Há uma necessidade de despertar o interesse pela leitura para que esses futuros leitores compreendam as funcionalidades que o domínio da leitura de um texto pode expandir-se da sala de aula para a vida cotidiana. pt_BR
dc.description.abstract The present work brings reading in the early years and its importance as a theme. It also discusses the effectiveness of using projects with active methodologies that awaken students. As a general objective, it is mentioned emphasizing the importance of reading practice in the formation of a critical reader, aiming to improve their social relations through projects with active methodologies. With the main focus on active methodologies, our intention is the practical activity whose objective is to awaken in students in the early years a taste for reading, the ability to understand and learn the content of texts and to develop the ability to transcribe them coherently, for that we will use the work of the author Ana Maria Machado. The research has an exploratory and bibliographic nature and points out as discussion and results the relevance of the teacher in this process for the formation of critical and autonomous readers to act in today's society. There is a need to awaken interest in reading so that these future readers understand the functionalities that the mastery of reading a text can expand from the classroom to everyday life. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Projetos pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title A LEITURA NOS ANOS INICIAIS E A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS COMO METODOLOGIA ATIVA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account