DSpace Repository

O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Show simple item record

dc.contributor.author Luciana Maria de Jesus Chaves Veloso, Luciana Maria de Jesus Chaves Veloso
dc.date.accessioned 2024-06-19T14:13:08Z
dc.date.available 2024-06-19T14:13:08Z
dc.date.issued 2023-12-15
dc.identifier.citation Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/4789
dc.description O presente artigo objetiva analisar o uso da ludicidade no ensino e na aprendizagem. Ao brincar, a criança adquire hábitos e atitudes relevantes ao convívio social e crescimento intelectual. O lúdico refere-se aos jogos, brincadeiras e à simbologia envolvida neste processo, fazendo parte das atividades essenciais no desenvolvimento humano. Significa compreender que através dele a criança estabelece vínculos entre o imaginário e o real. É através do brincar que ela reconstrói o mundo de maneira que seja capaz de ressignificá-lo. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas são relevantes para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Também apontou que a brincadeira possibilita a socialização das crianças, pois é passando pelo processo de socialização que ela, no decorrer de seu desenvolvimento, assimila os comportamentos, valores, normas, códigos, papéis, ritos, costumes, convenções e modos de pensamento próprio do ambiente sociocultural. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account