Description:
Durante muito tempo adquiriu-se o conceito que a leitura infantil era quase uma obrigação
sem se preocupar com a questão de leitura prazerosa. Com o avanço da tecnologia houve um
retrocesso na procura por uma leitura clara e objetiva. Os professores se viram numa luta desigual,
onde a internet fornecia conteúdos eficientes, mas sem sentimento de se transportar para a estória
que está sendo contada ou pela imaginação fértil e prazerosa dos alunos ouvintes. Atualmente a
educação infantil saiu do assistencialismo, teve grandes conquistas na legislação nacional e a escola
precisa acompanhar esse tempo moderno tão fundamental na vida das crianças. Para o aluno
conquistar a competência leitora, ele precisa associar as práticas de alfabetização ao seu uso social,
e isso depende do processo de ensino pelo qual foi submetido. Com base nesse pressuposto o
presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da leitura na Educação Infantil. E como
objetivos: objetivo geral: Incentivar, estimular e desenvolver o gosto e o hábito da leitura; Objetivos
específicos: Despertar a sensibilidade para a emoção, e o desenvolvimento com jogo da fantasia;
Estabelecer relações entre a realidade e a fantasia; Envolver os alunos na leitura, escrita,
interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como:
dramatizações, produções de textos, ilustrações e desenhos. Para a realização do presente trabalho,
será utilizada uma pesquisa qualitativa, através de pesquisa bibliográfica que servirá para entender
melhor o tema, para compreender as práticas pedagógicas e descobrir a aquisição do gosto e hábito
pela leitura.