Description:
Atualmente tornou-se fundamental a utilização da logística reversa pelas empresas a
fim de minimizar os danos causados pelo descarte incorreto de resíduos, que
provocam vários problemas ao meio ambiente. O presente artigo teve como objetivo
desenvolver, utilizando a metodologia da pesquisa de campo, um estudo sobre o uso
da logística reversa como fator estratégico na melhoria da imagem socioambiental
de uma vidraçaria na cidade de Teófilo Otoni. Quanto à forma de abordar a
problemática, o tipo de pesquisa foi qualiquantitativa, e seguindo procedimento
técnico por pesquisa bibliográfica. Nessa concepção, o uso da logística reversa
torna-se uma estratégia de melhoria da imagem socioambiental, onde uma
vidraçaria em Teófilo Otoni pode usar esse fator para se tornar diferenciada no
mercado. Conforme alguns dados obtidos na pesquisa, os consumidores concordam
com a implantação da logística reversa para a vidraçaria. Porém, ao ser aplicado o
questionário ao gestor da vidraçaria, este não considerou importante a implantação
da logística reversa, mesmo sabendo de suas vantagens. No entanto, por se tratar de seus clientes torna-se uma ideia defasada. Deve-se fazer o uso da logística
reversa para o bem de todos, tanto ambiental, quanto social, e, inclusive para sua
própria alavancagem no mercado.