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Este trabalho teve por objetivo discutir o processo seletivo de estagiários
contratados para atuarem como professores de apoio no município de Teófilo Otoni
– MG. Esta pesquisa é qualitativa, e para efeito de produção e análise dos dados
foram estudados: um edital de contratação dos estagiários no município; a resolução
estadual para contratação de professor de apoio; e a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB). Os resultados evidenciaram que não fica claro no processo de
contratação dos estagiários, qual a função que irão exercer em relação ao aluno
com necessidades educacionais especiais, mas, na prática, assumem o trabalho
que deveria ser desenvolvido por um professor habilitado para atender as crianças
de forma adequada as suas demandas, como consta na resolução estadual e na
LDB. Por dar oportunidade para alunos de Pedagogia e Educação Física,
matriculados em qualquer período, exceto formandos, o edital desconsidera as
especificidades do trabalho inclusivo e expõe os estagiários à sobrecarga de
trabalho, precarizando o atendimento às crianças incluídas no ensino regular.
Concluo que os estagiários deveriam ser orientados de forma efetiva por professores
habilitados e, preferencialmente, em parceria entre escola e instituição formadora,
sendo um momento formativo para o estudante. O tema Educação Especial e
Inclusiva precisa estar presente ao longo de todo curso, dando visibilidade ao aluno
público alvo desse processo, e naturalizando sua presença na sala de aula regular,
prática que pode favorecer o trabalho dos futuros professores e facilitar as relações
entre os regentes e os demais profissionais que apoiam seu trabalho. |
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