DSpace Repository

CONHECIMENTO SOBRE CONDUTA EMERGENCIAL FRENTE AO TRAUMA DENTÁRIO DE AVULSÃO ENTRE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL

Show simple item record

dc.contributor.author Bastos, André Junio Ramos de Souza Vasconcelos
dc.contributor.author Andrade, Monique Melo
dc.date.accessioned 2025-01-30T17:40:00Z
dc.date.available 2025-01-30T17:40:00Z
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.citation Professor orientador: Ms. Ludimila Saiter Assis Beltrame pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/5186
dc.description As lesões traumáticas dentárias são um problema de saúde pública mundial, acometendo crianças e adolescentes, com prevalência de até 25% em idade escolar. As consequências deste trauma podem ser mais graves quando o gerenciamento da urgência não é feito de forma adequada, por isso é fundamental que os professores do nível fundamental tenham conhecimento do assunto. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento de professores do ensino fundamental de escolas públicas sobre a conduta emergencial frente ao trauma dentário de avulsão. Metodologia: Esta pesquisa foi conduzida com professores de escolas públicas do ensino fundamental de Vila Velha, ES, Brasil. Um questionário online contendo 15 questões foi aplicado abordando características demográficas, informações profissionais, experiências prévias, conhecimentos e atitudes sobre o tema. Resultados: Dentre os 103 professores que participaram do estudo, apenas 1,9% tiveram capacitação técnica sobre o tema durante sua formação e 5% após a graduação. Somente 8,7% dos pesquisados reimplantariam o dente avulsionado no seu local de origem. Além disso, foi relatado por 52,4% dos entrevistados que pegariam o elemento avulsionado em qualquer posição e 3,9% pegariam pela raiz. Cerca de 60,2% dos entrevistados guardariam o dente em uma gaze para entregar aos pais. O estudo revelou que a maioria dos professores não possui conhecimento adequado sobre o manejo do trauma dentário de avulsão. Conclusão: O efeito de uma resposta imediata e correta é primordial para o prognóstico do tratamento, e a qualificação desses profissionais pode fazer a diferença. pt_BR
dc.description.abstract Dental traumatic injuries are a global public health problem, affecting children and adolescents, with a prevalence of up to 25% in school age. The consequences of this trauma can be more severe when emergency management is not done properly, which is why it is essential for elementary school teachers to have knowledge of the subject. Objective: The objective of this research was to evaluate the knowledge of elementary school teachers in public schools about the emergency response to dental avulsion trauma. Methodology: This research was conducted with elementary school teachers from public schools in Vila Velha, ES, Brazil. An online questionnaire containing 15 questions was administered, addressing demographic characteristics, professional information, previous experiences, knowledge, and attitudes on the topic. Results: Among the 103 teachers who participated in the study, only 1.9% received technical training on the subject during their education and 5% after graduation. Only 8.7% of the respondents would reimplant the avulsed tooth in its original location. Furthermore, 52.4% of the respondents reported that they would pick up the avulsed tooth in any position, and 3.9% would pick it up by the root. About 60.2% of the respondents would keep the tooth in a gauze to give it to the parents. The study revealed that the majority of teachers do not have adequate knowledge about the management of avulsed dental trauma. Conclusion: The effect of an immediate and correct response is crucial for the prognosis of the treatment, and the qualification of these professionals can make a difference pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avulsão Dentária pt_BR
dc.subject Traumatismo Dentário pt_BR
dc.subject Reimplante Dentário pt_BR
dc.subject Professores de Ensino Fundamental. pt_BR
dc.title CONHECIMENTO SOBRE CONDUTA EMERGENCIAL FRENTE AO TRAUMA DENTÁRIO DE AVULSÃO ENTRE PROFESSORES DO NÍVEL FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account